Dieta para Diabéticos Vegetarianos

| Julho 22, 2012 | 0 Comments

Dieta para Diabéticos Vegetarianos

Muitas pessoas estão actualmente escolher por seguir uma dieta vegetariana. Considerando dieta vegetariana aquela que não inclui qualquer tipo de carne (carnes vermelhas, aves, caça, peixe, ou produtos alimentares que são feitos com estes alimentos). Este tipo de dieta é efectivamente uma opção saudável a considerar, mas não deve tomar esta decisão sem antes consultar o seu médico assistente e planear bem a sua dieta para diabéticos vegetariana. Se seguir este tipo de dieta deve certificar-se de que come vários alimentos para diabetes como por exemplo, vários tipos de vegetais, frutas, leguminosas, frutos secos, nozes e produtos lácteos magros (se optar por incluir produtos lácteos na sua dieta).

Existem muitos tipos diferentes de dietas vegetarianas, mas as mais comuns são:

- Vegan – As pessoas que seguem este tipo de dieta não comem carne, ovos, ou produtos lácteos

- Lacto-vegetarianos – As pessoas que seguem este tipo de dieta não comem carne ou ovos, no entanto incluem produtos lácteos na sua dieta.

- Lacto-ovo-vegetarianos – As pessoas que seguem este tipo de dieta não comem carne, no entanto incluem na sua dieta produtos lácteos e ovos.

Mas surge uma questão pertinente, será seguro para a pessoa diabética seguir uma dieta vegetariana?

Segundo a ADA a resposta é sim, a dieta vegetariana é uma opção válida e saudável. Pesquisas suportam que pessoas que seguem este tipo de regimes alimentares podem prevenir e controlar melhor a diabetes. Na verdade, as mesmas pesquisas, revelaram que dietas vegetarianas não obrigam a restrição de hidratos de carbono e calorias, promovem a perda de peso e ajudam a controlar a glicemia (nível de açúcar no sangue).

Dietas vegetarianas são naturalmente ricas em fibras, contêm muito menos gordura saturada, e não contribuem para o colesterol, quando comparadas com uma alimentação tradicional. O alto teor de fibra neste tipo de dieta pode ajudá-lo a sentir-se com o estômago cheio durante mais tempo depois de comer uma refeição o que o fará, de uma maneira geral, comer menos. Quando, numa dieta vegetariana, a quantidade de fibra é maior do que 50 gramas por dia, os níveis de glicemia podem descer de forma gradual.

As dietas vegetarianas podem, em alguns países, serem mais económicas, visto que a carne, as aves e o peixe, são por norma os alimentos mais caros que comemos.

As pessoas que seguem uma dieta vegan não ingerem qualquer tipo de carne ou peixe ou alimentos feitos com estes ingredientes. Pessoas com diabetes também podem escolher com segurança seguir este tipo de dieta. Estas dietas incluem uma grande variedade de vegetais. Ao comer produtos à base de soja e diferentes tipos de vegetais, frutas, leguminosas, frutos secos e nozes, estara a incluir na sua dieta diferentes fontes de proteínas e outros nutrientes importantes. Uma das grandes preocupações em relação aos nutrientes ingeridos deve ser a vitamina B 12 pois pode ser insuficiente, e por conseguinte deve considerar a possibilidade de complementar a sua dieta com um multivitamínico que inclua a vitamina B 12. Para tal deve aconselhar-se com o seu médico assistente e nutricionista.

Em resumo, a escolha de uma dieta vegetariana pode ser uma escolha acertada, mas esta opção não deve ser considerada sem antes ponderar essa escolha com profissionais especializados. Existem muitas comidas para diabéticos que são adequadas para este tipo de dietas e que lhe proporcionarão refeições muito agradáveis.

Tags: ,

Category: Dicas Úteis

About the Author ()

Mário Carvalho é o autor do blog dietadiabetes.net. Enfermeiro de profissão desde 1999, desde há muito que se interessa sobre a diabetes, nomeadamente sobre as dietas para diabéticos. Recentemente participou na elaboração de um livro sobre Diabetes - "Conselhos Para Diabéticos" Siga-me em google+

Deixe-nos o Seu Comentário...

*


× 5 = forty five