Dieta para Diabéticos e o Exercício

| Julho 19, 2012 | 0 Comments

Dieta para Diabéticos e o Exercício

A ADA revela que o sedentarismo em conjunto com uma alimentação pouco cuidada pode conduzir à obesidade e consequentemente ao aparecimento de doenças cardiovasculares e a diabetes.

Assim, torna-se importante a prática de exercício físico regular assim como uma alimentação para diabéticos equilibrada, como forma de prevenção primária destas doenças, nomeadamente a diabetes tipo 2, e principalmente nas pessoas que têm história familiar de diabetes.

O exercício físico tem outros benefícios, além do bem-estar físico promove um bem-estar psíquico e, por conseguinte, uma redução do stress a que estamos sujeitos, diariamente, na sociedade industrializada.

Por outro lado, o exercício físico em conjunto com uma dieta para diabéticos adequada, torna-se fundamental no tratamento da pessoa diabética, independentemente da idade, ajudando a conseguir bons níveis de glicemia, aumentando a sensibilidade à insulina, o que pode levar a uma redução das necessidades da mesma, prevenindo as complicações cardiovasculares (a principal causa de morte nos doentes diabéticos). Como o exercício aumenta a massa muscular e reduz a massa gorda, contribui para um melhor controlo da tensão arterial, reduz o mau colesterol (LDL) e os triglicéridos, aumenta o bom colesterol (HDL) e ajuda a fluidificar o sangue.

Antes de escolher o tipo de exercício deve consultar o seu médico assistente ou enfermeiro para excluir possíveis riscos, nomeadamente:

  • Pessoas com mais de 40 anos ou com diabetes há mais de 20 anos
  • Pessoas com falta de sensibilidade (neuropatia) e má circulação nos membros inferiores
  • Com doenças cardiovasculares
  • Com retinopatia ou nefropatia diabética

Cada pessoa deve escolher o tipo de actividade que mais gosta e que seja possível de efectuar. O exercício deve ser aeróbico (marcha, natação, bicicleta, jogging) com duração superior a vinte minutos. Este tipo de exercícios permitem aumentar a frequência cardíaca e a estimular o bom funcionamento dos pulmões.

Para praticar exercício físico deve-se escolher roupas confortáveis, meias de algodão e sapatos adequados.

Antes de se iniciar o exercício é necessário fazer alongamentos de todos os músculos do corpo durante cerca de cinco minutos a fim de evitar lesões durante o exercício. Em seguida, deve-se fazer o aquecimento começando por executar os exercícios devagar (andar ou correr devagar).

Dependendo do gosto pessoal e do aconselhamento médico, pode-se efectuar algum dos exercícios já mencionados, começando por praticá-los durante 5 a 10 minutos aumentando gradualmente o tempo de exercício por dia, no final deve-se efectuar exercícios de arrefecimento para que a frequência cardíaca diminua lentamente, pode-se andar ou correr devagar durante cinco a dez minutos ou fazer alongamentos.

É aconselhável praticar exercício físico, no mínimo 3 vezes por semana, sempre à mesma hora, e durante o mesmo tempo e a mesma intensidade. Para que não haja a tentação de se desistir de praticar exercício físico pode-se convidar uma pessoa amiga ou um familiar.

Se não houver tempo ou indicação médica para praticar este tipo de exercícios pode-se optar por efectuar caminhadas, passeios a pé com duração de 20 a 30 minutos, uma a duas vezes por dia ou dançar após o jantar.

Para evitar uma hipoglicémia, a pessoa diabética deve comer uma a duas horas antes de iniciar o exercício físico, pois nessa altura os valores de glicemia estão mais elevados.

É conveniente a pessoa diabética levar sempre consigo água, pacotes de açúcar, rebuçados ou pastilhas de glucose e utilizá-los se sentir algum sintoma de hipoglicémia. Deve também ter algo que o identifique como diabético, pode ser um cartão ou uma pulseira.

Se for acompanhado, deve informar essa pessoa do risco de hipoglicémia e o que fazer nessa situação.

O diabético tipo 1 deve estar atento para o facto de poder desencadear uma hipoglicémia no inicio, durante ou após um exercício de curta ou longa duração ou até mesmo passadas algumas horas, pelo que deve evitar efectuar o exercício durante o pico de acção da insulina.

Também deve ter atenção ao local de injecção da insulina, esta não deve ser administrada nos locais que vão estar sujeitos a maior esforço porque a insulina é absorvida mais rapidamente podendo provocar hipoglicémia durante o exercício, por exemplo se for andar de bicicleta não deve injectar-se nos membros inferiores tal como se praticar remo não deve injectar-se nos membros superiores.

Antes de iniciar o exercício, se for possível, deve reduzir a dose habitual de insulina, deve verificar se não existe presença de cetonúria e se a glicemia está entre 100 e 200 mg/dl. Se a glicemia for inferior a 100 mg/dl deve fazer um reforço alimentar e efectuar testes de glicemia antes e após o exercício.

Se o exercício for prolongado deve ingerir alimentos constituídos por hidratos de carbono (de absorção lenta) de 60 em 60 minutos.

Após o exercício e dependendo do esforço efectuado, deve reforçar a comida para diabéticos com hidratos de carbono nas refeições seguintes, se o exercício tiver sido intenso deve efectuar um teste de glicemia após o mesmo e por volta das 3 ou 4 horas da madrugada para evitar um episódio de hipoglicémia.

Em resumo:

O exercício físico promove o bem-estar físico, bem-estar psíquico, redução do stress sendo fundamental em conjunto com uma dieta para diabéticos, no tratamento da pessoa diabética independentemente da idade:

  • Optimizando os níveis de glicemia;
  • Aumentando a sensibilidade à insulina;
  • Prevenindo as complicações cardiovasculares;
  • Reduzindo a massa gorda;
  • Contribuindo para um melhor controlo da tensão arterial;
  • Reduzindo o mau colesterol (LDL) e os triglicéridos;
  • Aumentando o bom colesterol (HDL);
  • Ajudando a fluidificar o sangue.

Tags:

Category: Dicas Úteis

About the Author ()

Mário Carvalho é o autor do blog dietadiabetes.net. Enfermeiro de profissão desde 1999, desde há muito que se interessa sobre a diabetes, nomeadamente sobre as dietas para diabéticos. Recentemente participou na elaboração de um livro sobre Diabetes - "Conselhos Para Diabéticos" Siga-me em google+

Deixe-nos o Seu Comentário...

*


seven + = 8