Dieta para Diabéticos e os Dias de Festa

| Julho 30, 2012 | 0 Comments

Dieta para Diabéticos e os Dias de Festa

Não é fácil controlar a glicemia quando um diabético come grandes quantidades de doces, mas mesmo assim existem muitas pessoas que o fazem. Nesses casos, é de evitar por completo ingerir doces, mas num dia de festa é possível quebrar a rotina.

Os dias de festa podem ser encarados como dias de “sofrimento” por parte dos diabéticos, na medida em que pensam não poder comer nada do que é colocado na mesa. Não é bem assim, pois o que importa é conhecer a alimentação para diabéticos e o que é permitido numa dieta para diabéticos. Com este conhecimento a pessoa com diabetes sabe à partida o que pode ou não comer.

Num dia de festa, o diabético pode comer ao almoço apenas vegetais (fibras) com carne, peixe ou ovo (proteínas) e não comer o acompanhamento, por exemplo batata, arroz, massa, ervilhas, favas, grão, feijão ou seja os hidratos de carbono. Assim, pode comer uma sobremesa que vai conter açúcar e provavelmente hidratos de carbono, por exemplo o arroz doce ou uma fatia de bolo, de preferência sem creme. O que se faz é uma substituição, ou seja, os acompanhamentos da refeição podem ser substituídos por a comida para diabéticos com hidratos de carbono em forma de sobremesa.

As sobremesas preparadas com chocolate atrasam a digestão e em consequência atrasam o aumento da glicemia, por isso devem ser consumidas após a refeição ou em substituição do lanche da tarde.

A sobremesa também pode ser preparada com adoçante, de preferência sem o subter a altas temperaturas, uma vez que pode alterar o sabor. Por exemplo, para adoçar um bolo, pode confeccionar uma calda com o adoçante e posteriormente colocá-la por cima do mesmo, não correndo o risco de submeter o adoçante a altas temperaturas.

Os diabéticos podem comer pipocas de preferência sem açúcar, uma vez que, meio litro de pipocas contém a mesma quantidade de hidratos de carbono do que uma fatia de pão.

Em relação ao jantar, deve haver atenção ao tipo de sobremesa ingerida, pois se for muito calórica, vai contribuir para um aumento de peso. O que acontece é que pode não conseguir gastar as calorias a mais ingeridas até à altura de dormir.

Em resumo, necessita de saber identificar que tipo de alimentos pode ingerir, como os pode substituir por sobremesas sem que isso afecte negativamente a glicemia e de todas as sobremesas que lhe são apresentadas quais as mais adequadas ao seu caso. Se não for você a preparar as sobremesas pergunte à pessoa que as preparou quais os ingredientes que possam estar presentes sem que se aperceba.

Não deixe de festejar com quem mais gosta devido à diabetes.

Temas Mais Pesquisados:

  • diabetico pode comer pipoca
  • receitas para diabeticos
  • festa para diabéticos
  • quais os tipos de mingau os biabeticos podem comer
  • pipoca doce para diabeticos
  • os diabeticos e os carboidratos
  • o diabetico pode comer arroz doce

Tags: ,

Category: Dicas Úteis

About the Author ()

Mário Carvalho é o autor do blog dietadiabetes.net. Enfermeiro de profissão desde 1999, desde há muito que se interessa sobre a diabetes, nomeadamente sobre as dietas para diabéticos. Recentemente participou na elaboração de um livro sobre Diabetes - "Conselhos Para Diabéticos" Siga-me em google+

Deixe-nos o Seu Comentário...

*


× 3 = six