Dieta para Diabetes Gestacional

| Junho 14, 2012 | 0 Comments

Dieta para Diabetes Gestacional

Segundo a Federação Internacional da Diabetes a diabetes gestacional é uma condição caracterizada por uma glicemia elevada (açúcar no sangue elevado) que ocorre durante a gravidez. Esta condição ocorre em cerca de 4% de todas as gestações.

Praticamente todas as mulheres têm algum grau de intolerância à glucose devido as mudanças hormonais que ocorrem durante a gravidez. Isto significa que os níveis de açúcar no sangue podem estar mais altos que o normal, mas não tão altos que justifique um diagnóstico de diabetes. Durante o terceiro trimestre da gravidez estas mudanças hormonais colocam a mulher em risco de vir a desenvolver diabetes gestacional.

Existem algumas complicações inerentes à diabetes gestacional como por exemplo; mal formações ou aborto espontâneo, excesso de peso do feto o que aumenta os riscos de ocorrer um parto com complicações sendo por vezes necessário realizar cesariana. O peso excessivo no feto pode também levar a complicações imediatas do bebé após o nascimento.

No entanto, com tratamento adequado e acompanhamento devido, a mulher com diabetes gestacional pode ter uma gravidez e parto normal.

Alguns factores de risco conhecidos para desenvolver a diabetes gestacional são:

- Apresentar excesso de peso antes de engravidar (se tem 20% ou acima do seu peso ideal)

- Se apresenta açúcar na urina

- Se tem tolerância baixa à glicose ou valores de glicemia alterados em jejum

- História familiar de diabetes

-Bebé anterior com mais de 4,100 Kg

-Feto ou bebé morto à nascença

-Ter tido diabetes gestacional em gravidezes anteriores

Um factor importante a considerar no tratamento desta condição é sem dúvida a dieta para diabetes gestacional. Existem alguns conselhos que gostaríamos de partilhar e que devem ser enquadrados nos cuidados que o seu médico e enfermeiro lhe irá indicar.

  1. Coma três refeições e três pequenas refeições (snacks) de forma regular e a horas certas todos os dias. Não salte refeições ou snacks. A ingestão de hidratos de carbono deve ser 40% a 45% do total das calorias ingeridas em que o pequeno-almoço e ceia devem conter cerca de 15 a 30 gramas de hidratos de carbono (ver alimentos para diabetes).
  2. Se sofre de enjoos matinais, coma 1 a 2 porções de cereais integrais, pão integral, bolachas integrais ou biscoitos integrais antes de se levantar da cama. Coma em pequenas quantidades e de forma frequente ao longo do dia e evite alimentos com gordura ou fritos.
  3. Escolha comidas para diabetes que sejam ricas em fibra como por exemplo pão integral, cereais, arroz, fruta e vegetais. Todas as mulheres grávidas devem comer cerca de 20 a 35 gramas de fibra por dia.
  4. As gorduras devem ser menos de 40% de todas as calorias ingeridas em que 10% são gorduras saturadas.
  5. Beba cerca de 1,5 litro a 2 litros de água por dia
  6. Certifique-se que está a ingerir vitaminas e minerais suficientes durante o seu dia. Peça a colaboração do seu médico assistente ou enfermeiro para a aconselhar acerca de suplementos vitamínicos e minerais indicados durante a gravidez.

Durante a gravidez é normal que ocorra um aumento de peso, mas a crença popular de que a mulher precisa de comer por dois é completamente errada. É verdade que durante a gravidez necessita de ingerir mais alimentos ricos em nutrientes, mas de forma geral, são necessárias cerca de mais 200 a 300 calorias por dia para garantir um crescimento saudável para o seu feto. O aumento de peso varia dependendo de alguns factores como por exemplo o trimestre em que decorre a gravidez ou se é um ou dois fetos. E esse peso é repartido por várias estruturas como o próprio bebé, a placenta, o líquido amniótico, tecido mamário, volume de sangue e aumento de tamanho do útero.

Em resumo pensamos deixar aqui algumas informações que podem ajudar a mulher gravida com diabetes gestacional ou em risco de desenvolver diabetes gestacional, a controlar melhor essa condição e tronar este momento tão significativo para os pais, o mais agradável e feliz possível.

Temas Mais Pesquisados:

  • yhs-fh_lsonsw
  • receitas para quem tem diabetes gestacional
  • receitas para grávidas diabéticas
  • cardapio para diabete gestacional
  • pequeno almoço diabetes gestacional
  • gravida com diabetes gestacional tem comer quantas vezes
  • receitas de comidas para diabetes gestacionais

Tags: ,

Category: Dicas Úteis

About the Author ()

Mário Carvalho é o autor do blog dietadiabetes.net. Enfermeiro de profissão desde 1999, desde há muito que se interessa sobre a diabetes, nomeadamente sobre as dietas para diabéticos. Recentemente participou na elaboração de um livro sobre Diabetes - "Conselhos Para Diabéticos" Siga-me em google+

Deixe-nos o Seu Comentário...

*


× 9 = eighty one