A dieta das crianças diabeticas

| Junho 7, 2012 | 0 Comments

A Dieta das Crianças Diabéticas

Se o seu filho é diabético, é provável que se preocupe em elaborar um plano alimentar especifico para diabetes tipo 1. Na prática, o plano alimentar do seu filho não deverá ser diferente daquele que uma criança saudável deveria fazer. O mais importante a considerar nestes casos é uma dieta equilibrada e variada. Uma criança saudável devem fazer uma dieta rica nos mais variados nutrientes tais como proteínas, hidratos de carbono, fibras, vitaminas e alguns lípidos saudáveis para que possam crescer de forma saudável.

Qualquer dieta para diabetes está relacionada com a contagem de hidratos de carbono. Nas crianças diabéticas isso não será diferente.

Desde há muito se sabe que de todos os nutrientes, são os hidratos de carbono que mais contribuem para o aumento dos níveis de açúcar no sangue. Tendo isto em conta, será fundamental gerir a dieta alimentar em função dos hidratos de carbono presentes em cada um dos alimentos adequados para diabetes. Por exemplo, para controlar o nível de açúcar de sangue, alimentos ricos em fibras tal como verduras e cereais devem ser incluídos em seu plano alimentar.

Enquanto pais de uma criança diabética, deverá ter o máximo de atenção ao planeamento das refeições do seu filho, nomeadamente no que respeita à quantidade de hidratos de carbono presentes na comida para diabéticos em cada uma das refeições. Tal como já foi referido anteriormente, a dieta ideal para um diabético deverá conter mais fibras e menos hidratos de carbono. Por exemplo, os pacientes com diabetes tipo 1 irão perceber que a quantidade de hidratos de carbono que ingerem, irá determinar invariavelmente a dose de insulina que terão de administrar. Outro aspecto importante a considerar é que os pais deverão ter o cuidado de  monitorizar os hidratos de carbono consumidos pois estes invariavelmente acabam por se transformar em açúcar presente em circulação. Depois de digeridos, os hidratos de carbono, demoram, em média cerca de 2 horas a chegar à corrente sanguínea.  Assim sendo, os pais deverão monitorizar a glicemia dos seus filhos antes e depois deste intervalo de tempo (2 horas) para assegurar que está tudo ok. Se as medições de glicemia estiverem fora dos intervalos considerados normais, os pais deverão fazer ajustes às quantidades de hidratos de carbono ou insulina que estão a ser introduzidos no organismo.

Os pais devem estar conscientes que as respostas ao consumo de hidratos de carbono pode ir variando de alguma forma. Como pai, o mais importante é que se assegure que a dieta definida para o seu filho é seguida à risca.

Mas o que significa seguir um plano alimentar à risca?

Seguir um plano alimentar significa cumprir os horários e  frequência das refeições, não alterar as quantidades de hidratos de carbono e nos casos de ser insulino-dependente, manter as doses de insulina recomendada pelo médico do seu filho. Será ainda conveniente recorrer aos serviços de uma dietista ou nutricionista. A dietista ou nutricionista irá criar um plano alimentar adequado à doença do seu filho tendo em conta ainda as necessidades nutricionais especificas da respectiva faixa etária, assegurando desta forma um crescimento saudável.

Em conclusão, um plano de dieta para crianças diabéticas é uma parte essencial das suas metas de tratamento. Eles não apenas ajudam a controlar a diabetes, mas também reduz a severidade ou intensidade de sintomas. Consequentemente, isto ajuda-os desenvolver aptidão física e crescimento emotivo e social. É aconselhável para os pais assegurar que o nível de açúcar de sangue é mantido em  níveis normais. Em general, e como é recomendado pela FID (Federação Internacional de Diabetes)crianças sofrendo de diabetes tipo 1 devem sempre  tomar a sua dosagem prescrita de insulina, comer uma dieta equilibrada, estar envolvido em atividades aeróbicas, e ser seguido e observado por profissionais adequados para que seja instituido um plano adequado de dieta para diabetes.

Temas Mais Pesquisados:

  • cardapio para criança diabetica
  • cardápio para crianças diabéticas
  • alimentação para crianças diabeticas
  • crianças diabeticas
  • alimentos para crianças diabeticas
  • cardapio para crianças com diabetes

Tags:

Category: Dicas Úteis

About the Author ()

Deixe-nos o Seu Comentário...

*


eight − 7 =