Comida para Diabéticos

Comida para diabéticos

A maior parte dos alimentos que consumimos são transformados em açúcar depois de digeridos. O corpo precisa açúcar para produzir energia, mas as pessoas com diabetes não têm a capacidade de retirar o açúcar da circulação sanguínea para dentro das células e aí transforma-lo em energia, o que resulta em hiperglicemia (subida de açúcar no sangue). O principal objectivo é manter um valor de açúcar no sangue normal. Segundo a Federeação Internacional da Diabetes, a dieta, exercício e medicação ajudarão a atingir esse objectivo. As pessoas com diabetes não necessitam de restrições muito apertadas, passar fome ou comer alimentos para diabéticos específicos, mas devem seguir uma dieta equilibrada e saudável, sendo por isso importante ter em mente que existem algumas comidas para diabéticos que são mais aconselháveis que outras.

Cereais integrais e comida com amido para diabéticos

Cereais e alimentos com amidos são feitos principalmente de hidratos de carbono. Os hidratos de carbono são o componente presente nos alimentos que se transforma em açúcar após a digestão. As pessoas que estejam numa dieta para diabetes tipo 1 ou tipo 2 necessitam de controlar a quantidade de amido e cereais integrais na sua dieta para ajudar o controlo de açúcar no sangue. Alimentos de grãos integrais contêm fibras, ajudando a retardar a digestão e a liberação de açúcar para a corrente sanguínea. Escolhas adequadas numa comida para diabetes com grãos integrais e amido incluem pão de trigo integral, arroz integral, macarrão de trigo integral, cereais integrais sem açúcar, aveia, milho, batata, abóbora e biscoitos integrais sem gordura saturada.

Fruta

A fruta também contém hidratos de carbono, e o seu consumo necessita de ser controlado. As pessoas com diabetes devem escolher a fruta inteira, em vez de suco, para que possam usufruir da fibra da fruta. Além de ajudar o controle de açúcar no sangue, as fibras da fruta ajudam a controlar a fome. Opções de frutas para diabéticos incluem todas as frutas em doses recomendáveis (ver alimentos para diabéticos).

Leite e iogurte

 Os hidratos de carbono também se encontram no leite e iogurte. O Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Renais dos Estados Unidos da América recomenda duas porções de leite por dia para pessoas com diabetes. Escolhas adequadas incluem leite desnatado, leite desnatado com 1% de gordura saturada, iogurte natural desnatado com baixo teor de gordura ou iogurte desnatado com fruta com baixo teor de gordura. Escolher leite e iogurte com baixo teor de gordura limita a ingestão de gordura saturada. A alta ingestão de gordura saturada aumenta os níveis de colesterol no sangue e o risco de doença cardíaca.

Comida com proteínas permitidos em diabéticos

 A carne e o peixe agem como uma fonte de proteína na dieta. Algumas proteínas contêm quantidades elevadas de gordura saturada, por isso deve preferir em primeiro lugar a carne magra como o coelho e aves (sem pele), depois a carne de porco (rica em gordura monoinsaturada e polinsaturada) e por último a carne de vaca por ser muito rica em gordura saturada. Numa dieta para diabetes tipo 2 ou tipo 1 deve preferir os cozidos, grelhados, estufados e assados sem gordura adicional (margarina, óleo ou azeite) em vez dos fritos e dos guisados. Deve dar preferência ao peixe em vez da carne. Existem alguns tipos de peixe ricos em ácidos ómega 3, responsáveis por reduzir o risco de trombo embolismo, estes devem ser consumidos pelo menos três vezes por semana, sendo eles o carapau, sardinha, cavala, besugo, sarda, peixe-espada preto, salmão, enguia e atum. Outras comidas para diabetes ricas em proteínas são o queijo magro, tofu e ovos.

Vegetais

Todos os vegetais são adequados para os diabéticos. Os vegetais fornecem fibra, vitamina A, vitamina C e potássio e ao mesmo tempo têm baixo teor calórico. Pessoas com alto consumo de vegetais apresentam menor taxa de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA. Exemplos de vegetais adequados para diabéticos incluem espargos, couve-flor, cogumelos, abobrinha, espinafre, couve, brócolos, feijão-verde, cebola, aipo e cenouras.

Óleos e Gorduras

A ingestão de gorduras e óleos deve ser limitada por causa do seu alto teor calórico. As gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas são os mais indicados para diabéticos. Exemplos incluem o azeite, óleo vegetal, óleo de girassol e óleo de milho.

Em resumo:

Esperamos ter dado uma ideia mais concreta de qual a comida mais recomendada para diabéticos, mas acima de tudo, gostaríamos que estas sugestões o façam lembrar que é possível comer de modo saudável, e ao mesmo tempo, proporcionar-lhe um momento agradável e satisfatório.

Temas Mais Pesquisados:

  • comida para diabeticos
  • comidas para diabeticos
  • alimentação para diabeticos
  • receitas de comidas para diabeticos
  • comida para diabetico
  • receitas para diabéticos tipo 2
  • receitas de comida para diabeticos